03/06/2018

A experiência de Galileu na Lua

Existem inúmeras teorias de que o homem nunca chegou à Lua. Mas o fato é que o Homem pisou no satélite natural da Terra e um dos experimentos mais famosos realizados por lá foi a reprodução da experiência que o matemático, físico, astrônomo e filósofo Galileu Galilei (teoricamente) realizou na Torre de Pisa no ano de 1589.

A experiência foi realizada no ano de 1971 pelo comandante da Apollo 15 David Scott, no último dia da missão na Lua. Scott usou um martelo geológico de $1,32\ Kg$ e uma pena de falcão de $30\ g$, 44 vezes mais leve que o martelo. Quando os objetos foram soltos de uma mesma altura e ao mesmo tempo, eles atingiram o solo simultaneamente, comprovando a teoria de Galileu, em que a massa não afeta a atração gravitacional. Teoricamente, todos os objetos devem cair na mesma proporção, independentemente de suas massas, desde que estejam livres da resistência do ar.

No vídeo, o comandante Scott diz que o experimento é uma homenagem a Galileu, e pode comprovar que as descobertas de Galileu estacam corretas:

Eu penso que uma das razões porque chegamos aqui, foi o fato de ter existido um homem, há muito tempo atrás chamado Galileu, que fez uma descoberta fundamental sobre a queda dos corpos em campos gravitacionais. E pensamos que a Lua seria um dos melhores lugares para confirmar as suas descobertas. Por isso pensamos em experimentar aqui para que todos a possam observar.



Aprendemos que Galileu derrubou as hipóteses de Aristóteles com respeito à queda livre dos corpos utilizando o famoso experimento na Torre de Pisa, onde os objetos teriam deixados em queda livre. No entanto, parece ser um mito. Nenhum texto contemporâneo a Galileu afirma que ele tenha realizado tal feito.

Viviane, seu admirador e primeiro biógrafo, escreveu em sua obra Racconto Istorico sobre as experiências de Galileu em Pisa. Mas interpretações diferentes de historiadores (sem muito questionamento) escreveram que Galileu, então, teria realizado a experiência que leva seu nome, e, de fato, seu nome está associado à imagem da Torre de Pisa.

O físico e historiador Alexandre Koyré, demonstrou em 1937 que o tal experimento atribuído a Galileu nunca existiu. Mas, por outro lado, foi realizados por outros cientistas que, ao fim, constataram que os objetos de maior massa atingiam primeiro o solo do que os mais leves.

Galileu tinha uma teoria qualitativa para a queda em meios resistivos que previa que se duas esferas de mesma densidade fossem deixadas cair simultaneamente do topo de uma torre, a esfera maior se adiantaria em relação à menor. Por isto Galileu nunca realizaria o experimento, pois sabia que o objeto mais pesado se adiantaria em relação ao outro.

Talvez o fato de os historiadores terem atribuído a experiência da Torre de Pisa a Galileu é que ali residia um divisor de águas: o momento em que ele se pronunciava abertamente contra as conclusões de Aristóteles sobre a natureza do movimento, rompendo com sua física aristotélica e passava a aceitar os fundamentos da nova dinâmica.

Links para este artigo:




Referências:




Veja mais:


COMO REFERENCIAR ESSE ARTIGO: Título: A experiência de Galileu na Lua. Publicado por Kleber Kilhian em 03/06/2018. URL: . Leia os Termos de uso.


Siga também o blog pelo canal no Telegram.
Achou algum link quebrado? Por favor, entre em contato para reportar o erro.
Para escrever em $\LaTeX$ nos comentários, saiba mais em latex.obaricentrodamente.com.

Postar um comentário

Whatsapp Button works on Mobile Device only

Pesquise no blog